descrição

Propomos, por ocasião deste ciclo de conferências, um debate em torno de uma palavra: ideia. Mais especificamente, pretendemos pensar no papel da ideia em arquitectura, na capacidade de uma construção mental definir e estruturar um projecto de arquitectura, da fase de concepção à sua construção.

Como nascem as ideias, como moldam e se deixam moldar pelos vários momentos do projecto, como crescem em sustento da procura de um sentido e desejo na arquitectura, são questões que colocam o pensamento sobre o espaço num plano que se baliza sempre entre ideia e coisa.

As três sessões de conferências do ciclo, a partir da apresentação de três práticas contemporâneas com posturas que se assumem em títulos diferentes - desde Drawing from Constraints por Jean-Paul Jaccaud, a Architecture as City por Florian Beigel e Philip Christou, ou Mechanical Structure por Mauricio Pezo e Sofia von Ellrichshausen, pretendem colocar hipóteses sobre o que podem ser ideias estruturantes em arquitectura, e pensar sobre o que há, no projecto e na obra, de cosa mentale.

Na sequência da reflexão em torno deste tema e da sua discussão nas conferências, será lançado no dia 10 de Abril o próximo número da revista Nu, #38 ideia.


inscrições

O bilhete do Ciclo de Conferências Cosa Mentale: A Ideia em Arquitectura (passe de 3 dias) pode ser adquirido até ao dia 14 de Fevereiro online por um valor de 10 euros, IVA incluído. A partir dessa data, os bilhetes individuais poderão ser comprados no dia de cada uma das três conferências por um valor de 4 euros, IVA incluído.


instruções de pagamento

Passe de 3 dias: será confirmado após a recepção da digitalização do comprovativo de transferência. Esta deve ser feita para a conta do Nuda-Aac, NIB: 0035 0671 0001 0203 0308 8, e o respectivo comprovativo e o nome completo enviado para o e-mail: cosamentale.darq@gmail.com.


créditos para a ordem dos arquitectos

Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, a participação em cada conferência equivale a 1 crédito de “Formação Opcional em Matérias de Arquitectura” para membros do estágio profissional para admissão à OA. Para emissão do Certificado de Presença será necessário enviar até dia 14 de Fevereiro o Nome completo e Nº de Bilhete de Identidade para o e-mail: cosamentale.darq@gmail.com. No caso de participações em conferências individuais, os dados deverão ser enviados no dia por e-mail e o respectivo certificado será entregue uma semana após a conferência.


como chegar




contactos

cosamentale.darq@gmail.com
nudaac@gmail.com


organização/patrocínios/apoios